De acordo com o relatório oficial, o líder asiático afirmou que as relações entre os dois países estão em seu melhor momento na história.
Ele também destacou o progresso feito na construção de uma comunidade de futuro compartilhado e no alinhamento de suas estratégias nacionais.
O presidente chinês expressou a disposição de seu país em aprofundar a cooperação com o Brasil e ressaltou a importância de aproveitar as oportunidades atuais e coordenar esforços.
Por outro lado, destacou o papel das duas nações como exemplo de unidade e força entre os países do Sul Global.
Xi enfatizou que o mecanismo do Brics é fundamental para consolidar o consenso entre essas nações e parabenizou o Brasil pela realização bem-sucedida da cúpula de líderes desse grupo.
De acordo com o relatório, Lula reafirmou que atribui alta prioridade aos seus laços com a China, ao mesmo tempo em que expressou seu interesse em fortalecer a cooperação bilateral e aprofundar a convergência estratégica. I
O líder sul-americano informou Xi sobre as recentes relações entre o Brasil e os Estados Unidos.
Ele reiterou o compromisso de seu governo com a defesa da soberania nacional e reconheceu o papel de Beijing nos assuntos internacionais.
Também expressou a rejeição do Brasil a ações unilaterais e hegemônicas e enfatizou a necessidade de proteger os interesses comuns das nações.
Ambos concordaram em fortalecer a coordenação em fóruns multilaterais, especialmente no mecanismo do Brics.
lam/idm/bm