O Ministro da Juventude e Esportes, Sunil Kumara Gamage, Presidente da Associação Parlamentar de Amizade Sri Lanka – Cuba, também participou da reunião que discutiu assuntos de interesse mútuo para fortalecer a cooperação bilateral e as relações de amizade.
De acordo com a missão cubana em Colombo, durante a reunião amistosa, o diplomata cubano agradeceu à ilha do sul da Ásia por sua solidariedade permanente com a nação caribenha, disse a fonte.
Falando em uma recepção em Havana no dia 4 de agosto para marcar os 65 anos de laços diplomáticos, o embaixador Mahinda Dasa Ratnayake observou que o Sri Lanka foi um dos primeiros países a consolidar laços com a nação caribenha logo após o triunfo da Revolução de 1959.
“Desde então, nossas relações floresceram e se expandiram para muitas esferas”, disse Ratnayake, que também lembrou a visita do Comandante Ernesto Che Guevara em uma missão especial encomendada pelo líder histórico Fidel Castro em 1959.
Depois de reconhecer que Cuba sempre esteve ao lado do povo do Sri Lanka, o Chefe da Missão enfatizou que, após o tsunami que causou 35.000 mortes e feriu milhares de outras pessoas, médicos cubanos com medicamentos e equipamentos médicos vieram para ajudar a população desamparada.
Posteriormente, em 2009, quando o Sri Lanka foi afetado por um grave surto de dengue, os cubanos também ajudaram a combatê-lo com um programa de bioinseticida.
O diplomata elogiou o fato de Cuba oferecer bolsas de estudo para jovens do Sri Lanka estudarem medicina e outras carreiras.
Ele também reiterou a disposição do Sri Lanka de continuar apoiando as resoluções apresentadas por Havana às Nações Unidas contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro do governo dos EUA.
ro/lrd/bm