De acordo com a pasta, citada no boletim Informe Pastrán, esse valor corresponde ao primeiro semestre deste ano e representa 41,6% do orçamento anual atualizado de mais de 98.929 milhões de córdobas.
De acordo com a fonte, esse investimento reflete um aumento de 11,6% em comparação com o mesmo período de 2024, o que destaca o compromisso do governo sandinista com o desenvolvimento social e a redução das desigualdades.
A informação especificou que os gastos executados na luta contra a pobreza nessa nação centro-americana cobrem 65,2% do total gasto no período, com um foco significativo em áreas-chave.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde se destaca com 2,107 bilhões de córdobas (57 milhões e 536 mil e 865 dólares), destinados a fortalecer os serviços médicos e a atenção primária. A Empresa Nicaragüense de Aquedutos e Esgotos Sanitários também se destaca com 1,23 bilhão de córdobas (cerca de US$ 27. 935.554 milhões), voltados para a melhoria do acesso à água potável e ao saneamento.
Ele acrescentou investimentos em projetos de infraestrutura que facilitam a conectividade e o desenvolvimento econômico do país por meio do Ministério de Transporte e Infraestrutura, para os quais foram investidos mais de 308 milhões de córdobas (8.410.704 milhões dólares).
Além disso, foram feitas transferências de capital para os municípios, mais de 294 milhões de córdobas (8.28.399 milhões dólares), com o objetivo de apoiar projetos locais com impacto social, bem como investimentos no setor de educação de mais de 191 milhões de córdobas (5.215.729 milhões dólares).
Em termos de subsídios sociais, foi relatado que foram gastos mais de 11,229 bilhões de córdobas, beneficiando setores vulneráveis por meio de apoio como bolsas de estudo, subsídios de transporte, eletricidade e água potável para aposentados, bem como pagamentos a professores e médicos populares em serviços sociais.
ro/ybv/bm