Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

China rumo a uma agricultura inteligente, verde e digital (+Fotos)

Pinghu, China 11 ago (Prensa Latina) A China prioriza hoje o uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) para transformar o modelo tradicional de agricultura através da automatização e análise de dados.

Em declarações à Prensa Latina, Hu Yaofeng, da Zhejiang Houji Intelligent Technology, disse que o sistema AIpaaS integra a IA e a Internet das Coisas (IoT) em cultivos onde o controle inteligente é mantido durante todo o processo de produção.

“Isso promove decisões baseadas em dados e apoia a transição para uma agricultura verde e digital”, enfatizou.

De acordo com o especialista, o processo automatizado aumenta a eficiência em 75% em comparação com o plantio tradicional.

O processo de produção compreende seis estágios: paletização automática, colocação da cesta de plantio, transplante preciso, rotação de tubos, plantio e colheita, com exceção da última, todas as fases são totalmente automatizadas.

De acordo com Hu, os vegetais produzidos não contêm resíduos de pesticidas ou metais pesados, são ricos em nutrientes e seu rendimento é de cinco a sete vezes maior do que o da agricultura tradicional em campo aberto.

A Prensa Latina visitou o Parque de Demonstração de Integração Industrial de Agricultura Inteligente Zhejiang Houji AIoT, onde a empresa de Hu Yaofeng está localizada.

Dados fornecidos por especialistas no local mostram que os resultados do uso dessas tecnologias aqui são transformadores: 90% de economia de água, 77% de redução no uso de fertilizantes, 100% de cultivo livre de pesticidas e 50% de economia de mão de obra.

A China agora está integrando ativamente a inteligência artificial e as tecnologias avançadas em suas práticas agrícolas para aumentar a eficiência e a sustentabilidade.

O país implantou drones com IA e sensores inteligentes para a agricultura de precisão, ferramentas que permitem aos agricultores monitorar a saúde das culturas, a umidade do solo e a ocorrência de pragas em tempo real.

Além disso, o Plano de Ação de Agricultura Inteligente da China para 2024-2028 promove a adoção de big data e IA em áreas rurais para otimizar a alocação de recursos e melhorar a produtividade.

Com programas-piloto nas principais províncias agrícolas, a China está realizando uma reforma agrícola em larga escala e impulsionada pela tecnologia.

ro/idm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa