Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

Prêmio de ouro para engenheiros vietnamitas no Global AI Challenge

Hanói, 10 de agosto (Prensa Latina) A engenharia vietnamita está de volta aos holofotes hoje, depois que três de seus representantes ganharam o Prêmio de Ouro no Desafio Global de Inteligência Artificial (IA) de 2025 para Instalações de Engenharia e Manutenção de Edifícios.

O engenheiro de IA e CEO da AIZ, Nguyen Hoang Vu, Luong Duc Long, da Viettel, e Dang Quang Minh, da VCCorp, foram os vencedores da competição, realizada na Região Administrativa Especial de Hong Kong, na China, e que este ano atraiu mais de 200 equipes de 26 países.

Especialistas vietnamitas desenvolveram um modelo de IA que pode ser implantado de forma flexível em vários tipos de dispositivos, mesmo aqueles com recursos de computação limitados, garantindo alta precisão.

A delegação nacional, de acordo com a agência de notícias VNA, se concentrou no processamento e na análise de dados brutos incompletos ou imprecisos devido a erros de sensores, otimizando assim o modelo de previsão de carga de refrigeração.

“Essa conquista não apenas garantiu a vitória deles, mas também lhes deu a oportunidade de aplicar a solução em edifícios de economia de energia no Vietnã”, disse a fonte.

De acordo com os organizadores do Desafio, cuja edição inicial foi vencida pelo Vietnã em 2022, os edifícios são o setor que mais consome energia no mundo, respondendo por mais de 40% do total.

Somente em Hong Kong, os sistemas de ar condicionado consomem cerca de HK$12,3 bilhões (mais de US$1,5 bilhão) por ano, disseram eles.

mem/mpm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa