Terça-feira, Agosto 19, 2025
NOTÍCIA

As defesas aéreas abateram 121 drones ucranianos em 15 regiões russas

Moscou, 10 de agosto (Prensa Latina) Sistemas operacionais de defesa aérea interceptaram 121 drones de combate ucranianos na parte europeia do país no dia passado, informou hoje o Ministério da Defesa russo.

De acordo com o relatório militar publicado neste domingo em seu canal oficial Telegram, 29 veículos aéreos não tripulados foram abatidos sobre a região de Krasnodar; 15 sobre a península da Crimeia; 13 em Bryansk; 12 em Belgorod; nove em Voronezh; oito em Saratov; e o mesmo número sobre Stravropol.

O relatório acrescenta que outros sete drones foram abatidos sobre a região de Kaluga; seis sobre Tula; cinco em Rostov; quatro em Ryazan; dois sobre o Mar de Azov; e um em cada uma das regiões de Smolensk, Oryol e Tver.

Enquanto isso, a agência nacional de transporte aéreo, Rosaviatsia, relatou anteriormente o fechamento temporário dos aeroportos de Vladikavkaz, Grozny, Kaluga, Magas e Saratov no último dia por motivos de segurança.

O governador da região de Saratov, Roman Busargin, relatou que fragmentos de um drone caíram no pátio de um prédio residencial, causando vários feridos e uma morte.

Desde o início da operação militar especial em 24 de fevereiro de 2024, ataques de drones lançados da Ucrânia contra alvos militares e civis na retaguarda russa se tornaram uma prática comum.

Territórios russos que fazem fronteira com a Ucrânia, como Belgorod, Bryansk, Kursk e Voronezh, bem como a Península da Crimeia, relatam regularmente bombardeios, incursões de drones e outros ataques do outro lado da fronteira, forçando os moradores a buscar refúgio em outros lugares.

Nos últimos meses, a Ucrânia concentrou seus ataques com drones em refinarias russas, depósitos de combustível e outras instalações da indústria petrolífera, principalmente em províncias fronteiriças, mas também em áreas mais remotas, como Nizhny Novgorod, Bashkortostan e Tartaristão.

oda/gfa

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa