Domingo, Agosto 10, 2025
Edição Portugues
Search
Close this search box.
NOTÍCIA

Retomada parcial de obras autorizada em mina chilena após desabamento

Santiago, Chile, 9 ago (Prensa Latina) O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin) autorizou a retomada parcial e gradual das operações na mina El Teniente, onde um desabamento matou seis trabalhadores há nove dias.

Um comunicado da agência afirma que as obras poderão ser retomadas nos setores Pilar Norte, Esmeralda e Painel Esmeralda, Pacífico Superior, Regime Diablo, Painel Reno, Dacita e Reservas Norte após a comprovação de que não representam riscos para pessoas ou instalações.

No entanto, a paralisação continuará em Andesita, Recursos Norte, Andes Norte e Diamante, onde ainda são necessárias análises técnicas mais exaustivas.

O Sernageomin (Serviço Nacional de Mineração) exigiu que a estatal Corporação Nacional do Cobre (Codelco) mantenha o monitoramento contínuo da atividade sísmica e dos parâmetros geotécnicos da mina.

El Teniente é a maior mina do gênero no mundo, com 4.500 quilômetros de túneis subterrâneos e uma produção anual de mais de 350.000 toneladas.

Em 31 de julho, um desabamento na mina matou seis trabalhadores e feriu outros nove.

Equipes técnicas nacionais e internacionais estão investigando as causas do desastre, mas a hipótese mais difundida é que ele foi causado por um terremoto de magnitude 4,3, causado por atividades de mineração.

Embora o Serviço de Geologia e Minas tenha autorizado o início parcial das operações, esta é apenas uma etapa preliminar, pois a aprovação da Diretoria do Trabalho ainda está pendente.

jha/car/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa