Domingo, Agosto 10, 2025
Edição Portugues
Search
Close this search box.
NOTÍCIA

Denunciado ataque a comboio humanitário no sul da Síria

Damasco, 9 ago (Prensa Latina) O Crescente Vermelho Árabe Sírio (CERS) informou hoje que um de seus comboios foi atacado com fogo direto no sul do país.

Em comunicado divulgado em suas plataformas oficiais, a organização afirmou que o ataque ocorreu na última sexta-feira, enquanto o comboio realizava trabalhos de ajuda humanitária na região sul, acrescentando que vários veículos foram danificados.

A organização enfatizou que é uma organização neutra dedicada a servir os mais necessitados e enfatizou a necessidade de garantir a segurança de seu pessoal para o cumprimento de suas missões.

Nas últimas semanas, a província de Sweida, no sul do país, tem enfrentado uma piora na situação humanitária devido a confrontos entre facções armadas locais e membros de tribos, uma escalada que se intensificou com a intervenção do governo e os bombardeios israelenses.

A violência levou à escassez de alimentos e combustível, bem como à deterioração do atendimento médico devido aos danos ao hospital provincial e à incapacidade de reabastecer suprimentos. Após o restabelecimento parcial da calma, o governo sírio, em coordenação com o Crescente Vermelho e organizações internacionais e locais, enviou comboios com farinha, alimentos, medicamentos e combustível para atender às necessidades de serviços essenciais em Sweida.

arc/fm/bj

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa