A comemoração foi oficialmente estabelecida em 23 de dezembro de 1994. A cada ano, a UNESCO celebra esse dia compartilhando informações sobre projetos e atividades importantes relacionados a um tema previamente estabelecido.
Os povos indígenas são herdeiros de uma grande diversidade linguística e cultural, bem como de costumes e tradições ancestrais. Apesar dessa diversidade, a maioria compartilha aspectos comuns, incluindo a forma como se relacionam com seus territórios e meio ambiente, e o desejo de preservar suas formas de organização e valores culturais, sociais e econômicos, que são distintos das normas vigentes na sociedade atual.
Eles também compartilham os mesmos desafios quando se trata de defender o reconhecimento e a proteção de seus direitos fundamentais. Atualmente, estão entre as populações mais vulneráveis e desfavorecidas do mundo.
A comunidade internacional reconhece que medidas especiais são necessárias para proteger seus direitos, sua cultura e seu modo de vida. Este dia é uma oportunidade para conscientizar sobre sua situação.
mem/bbb/bj