O presidente vietnamita chegou no dia anterior a Luanda, onde foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António; o vice-governador da província, Calunga Francisco Zage Quissanga; os respectivos embaixadores de ambos os países, entre outras personalidades.
A agenda do presidente da nação asiática prevê, como ponto mais importante, o encontro com o chefe de Estado angolano, onde deverão avaliar o estado atual da cooperação e estabelecer novas formas de fortalecer esses laços.
Durante sua estada no país, Luong Chuong também será recebido na Assembleia Nacional com uma sessão solene, onde fará um discurso aos deputados; depositará uma coroa de flores na placa comemorativa do histórico líder vietnamita Ho Chi Minh e visitará o Monumento ao Soldado Desconhecido.
Esta é a primeira visita de Estado do líder vietnamita a Angola e coincide com o ano em que as duas partes comemoram meio século de relações diplomáticas, estabelecidas em 12 de novembro de 1975, um dia após a independência de Angola.
Os dois países possuem um Acordo Geral de Cooperação, assinado em 1978, e estabeleceram uma comissão bilateral que se reúne a cada dois anos, sendo que a última reunião foi realizada em Luanda, em março de 2024.
Atualmente, mantêm cooperação nas áreas de saúde, educação, petróleo, segurança e justiça, com destaque para a presença em Angola de 79 médicos vietnamitas atuando em diversas especialidades.
Espera-se que, após essa visita, Angola se torne um parceiro-chave do Vietnã no continente africano, aproveitando a presidência rotativa da União Africana (UA) exercida pelo Estado angolano; além de contribuir para consolidar o país como uma ponte entre a Associação das Nações do Sudeste Asiático e a UA.
A comunidade vietnamita em Angola é a maior da África, com mais de 30.000 pessoas, a maioria das quais trabalha no setor de construção.
npg/kmg/bm