Terça-feira, Agosto 12, 2025
Edição Portugues
Search
Close this search box.
NOTÍCIA

Itália repatria mais de 30 valiosas obras de arte roubadas dos EUA

Roma, 7 de ago (Prensa Latina) A Itália recuperou 31 valiosas obras de arte como parte da décima sexta operação de repatriação de peças de seu patrimônio cultural que foram roubadas e posteriormente localizadas nos Estados Unidos, de acordo com uma reportagem publicada hoje.

Uma nota publicada no site do veículo de mídia especializado Giornale dell’Arte indica que, entre as peças devolvidas ao país após uma cerimônia realizada em 5 de agosto na cidade de Nova York, está um busto de mármore do século I d.C., supostamente representando Alexandre, o Grande.

A valiosa obra, à qual falta um fragmento da parte superior da cabeça e do nariz, identificada em documentos judiciais como a Cabeça de Alexandre, foi descoberta no início do século XX por arqueólogos italianos na Via Sacra de Roma e entregue aos Museus Capitolinos, de onde foi roubada.

Investigadores do Comando dos Carabinieri para a Proteção do Patrimônio Cultural (TPC) confirmaram que a peça viajou de Roma para o Cairo e depois para Londres, antes de ser transferida para Nova York. Em 2017, foi adquirida pela Galeria Safani, onde permaneceu até 2018, iniciando assim o processo de sua devolução.

O Major-General Francesco Gargaro, chefe do TPC, enfatizou a importância deste trabalho para a repatriação de obras culturais após a conclusão desta décima sexta operação, observando que “esta é uma das muitas medidas tomadas nos últimos três anos, durante as quais recuperamos aproximadamente 1.000 peças para a Itália”.

mem/ort / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa