Uma nota publicada no site do veículo de mídia especializado Giornale dell’Arte indica que, entre as peças devolvidas ao país após uma cerimônia realizada em 5 de agosto na cidade de Nova York, está um busto de mármore do século I d.C., supostamente representando Alexandre, o Grande.
A valiosa obra, à qual falta um fragmento da parte superior da cabeça e do nariz, identificada em documentos judiciais como a Cabeça de Alexandre, foi descoberta no início do século XX por arqueólogos italianos na Via Sacra de Roma e entregue aos Museus Capitolinos, de onde foi roubada.
Investigadores do Comando dos Carabinieri para a Proteção do Patrimônio Cultural (TPC) confirmaram que a peça viajou de Roma para o Cairo e depois para Londres, antes de ser transferida para Nova York. Em 2017, foi adquirida pela Galeria Safani, onde permaneceu até 2018, iniciando assim o processo de sua devolução.
O Major-General Francesco Gargaro, chefe do TPC, enfatizou a importância deste trabalho para a repatriação de obras culturais após a conclusão desta décima sexta operação, observando que “esta é uma das muitas medidas tomadas nos últimos três anos, durante as quais recuperamos aproximadamente 1.000 peças para a Itália”.
mem/ort / fav