Quinta-feira, Agosto 07, 2025
Edição Portugues
Search
Close this search box.
NOTÍCIA

Quang Ninh deseja fortalecer irmandade Vietnã-Cuba

Hanói, 6 de agosto (Prensa Latina) Na província do nordeste de Quang Ninh, a pouco mais de 150 quilômetros da capital, prevalece hoje o desejo de contribuir para o fortalecimento das relações especiais de irmandade entre o Vietnã e Cuba.

“Desde pequenos, sempre sentimos o carinho dos cubanos pelo povo vietnamita e também conhecemos histórias sobre o líder da Revolução, Fidel Castro, a quem sempre vimos como um grande homem, um homem impressionante”, disse

“Desde pequenos, sempre sentimos o carinho dos cubanos pelo povo vietnamita e também conhecemos histórias sobre o líder da Revolução, Fidel Castro, a quem sempre vimos como um grande homem, um homem impressionante”, disse a vice-presidente do Comitê Popular provincial, Nguyen Thi Hanh.

A também titular da União das Organizações de Amizade no território se pronunciou nestes termos ao receber ontem, em visita de trabalho, uma delegação da embaixada de Cuba liderada pelo encarregado de negócios a.i., Joy Puentes.

Na reunião, Thi Hanh manifestou o desejo de estabelecer relações de cooperação nas áreas de maior interesse para ambas as partes e, a esse respeito, disse que gostaria de receber estudantes cubanos na Universidade de Ha Long, especializada em arte, turismo e línguas estrangeiras.

Ele também elogiou o potencial de Cuba como destino turístico e sugeriu colaborar na promoção do turismo na ilha entre os milhões de visitantes nacionais e internacionais que chegam à província todos os anos, em particular para conhecer a baía patrimonial de Ha Long.

Puentes, por sua vez, destacou que Quang Ninh mantém uma relação frutífera com a embaixada de Cuba no Vietnã e ressaltou que esse intercâmbio de trabalho se enquadra no Ano da Amizade Vietnã-Cuba, que coincide com a comemoração do 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.

Ao longo desses 65 anos, disse ele, “Cuba e Vietnã ofereceram apoio mútuo sempre que necessário, e o povo cubano agradece profundamente as inúmeras demonstrações de solidariedade recebidas” da nação indochinesa.

O diplomata cubano enfatizou a importância da visita realizada em setembro do ano passado a Havana pelo secretário-geral do Partido Comunista (PCV) e então também presidente do Vietnã, To Lam, que relançou a relação bilateral a um novo nível.

Ele também apontou as áreas prioritárias nas quais se concentra, por seu potencial e importância, a cooperação entre os dois países, e sugeriu a possibilidade de estabelecer uma irmandade entre Quang Ninh e alguma província cubana com características semelhantes.

Ele também propôs avaliar a realização de um Fórum Empresarial e um seminário sobre oportunidades de investimento em Cuba, ambas iniciativas bem recebidas pela anfitriã.

oda/mpm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa