O ministério militar acrescentou que os exercícios Zapad 2025 serão realizados em setembro deste ano e representam uma etapa fundamental no treinamento conjunto dos exércitos dos dois países neste ano.
Atualmente, as forças armadas da Bielorrússia e da Rússia estão finalizando os preparativos”, diz o comunicado de Minsk.
De acordo com o vice-chefe do Comando Operacional do Noroeste da Bielorrússia, Pavel Shebeko, as manobras têm como objetivo praticar novas formas e métodos de utilização de tropas terrestres, com base na análise de conflitos militares modernos recentes.
“Hoje chegamos à República de Belarus para participar dos exercícios estratégicos conjuntos West 2025. Hoje, a parceria militar entre a Rússia e a Bielorrússia é essencial para o desenvolvimento futuro de nossos Estados em vista das ameaças que enfrentam”, enfatizou uma declaração do Estado-Maior do exército russo.
Com o início da operação militar especial, esses exercícios se tornaram uma tarefa prioritária. Uma característica especial dessas manobras é a capacidade de manobra do posicionamento das tropas, disse a organização militar, anunciando a chegada das tropas russas em Belarus.
mem/gfa/bm