Quarta-feira, Agosto 06, 2025
NOTÍCIA

Sindicatos fazem mais greve convocada pelo PIT-CNT no Uruguai

Montevidéu, 5 ago (Prensa Latina) Trabalhadores dos sindicatos de educação e laticínios do Uruguai farão uma greve de 24 horas no dia 12 de agosto, ampliando a paralisação convocada pelo PIT-CNT no Uruguai, foi confirmado hoje.

Nessa data, a central sindical convocou uma greve geral das 09:00 às 15:00 horas.

A convocação do PIT-CNT para uma greve geral parcial tem como slogan “Mais trabalho e salários”.

Os sindicatos de professores primários e secundários atenderam à convocação da central sindical unida, mas estenderão seu protesto e mobilização por 24 horas. “Por um orçamento para uma transformação real”, diz a declaração nas redes da Federação Nacional de Professores do Ensino Médio do Uruguai.

Enquanto isso, o conflito está se expandindo no setor de laticínios.

A Federação da Indústria de Laticínios (FTIL) também estenderá a greve para 24 horas.

Dessa forma, a greve planejada pelo sindicato da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite (Conaprole), o maior produtor e exportador de laticínios, foi estendida a todo o setor após o anúncio da empresa Lactalis de manter a fábrica de Cardona fechada no departamento de Soriano.

Para a FTIL, a resolução da Lactalis-Parmalat é “lamentável” e viola “a palavra dada na negociação coletiva, não apenas aos trabalhadores, mas também às autoridades governamentais”.

Há 150 famílias afetadas, disse a FTIL. “A Federação também decidiu não receber leite da Laxctalis-Parmalat em nenhuma das fábricas do país”, disse o comunicado.

O setor de laticínios está em conflito há várias semanas devido à situação na Conaprole, à qual se somou o anúncio de 50 demissões na Claldy e agora o anúncio da Lactalis.

mem/ool/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa