A autoridade russa falou aos repórteres na terça-feira sobre as ameaças dos EUA contra a Índia por causa das compras de petróleo da Rússia pelo país.
“Acreditamos que os países soberanos devem ter e têm o direito de escolher por si mesmos seus parceiros comerciais, parceiros de cooperação comercial e econômica, e de escolher por si mesmos os regimes de cooperação comercial e econômica que são do interesse de um país ou de outro”, disse o porta-voz.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, escreveu no site de rede social Truth Social que aumentaria significativamente as tarifas sobre a Índia por importar e revender petróleo russo.
Antes disso, o presidente dos EUA havia dito que Washington imporia tarifas comerciais de 25% sobre a Índia. Trump acrescentou que Delhi “sempre comprou a maior parte de seus equipamentos militares da Rússia” e, junto com a China, é “o maior comprador” de recursos energéticos russos.
Na segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Índia emitiu uma declaração na qual considerou injustificadas as críticas de Washington e da União Europeia sobre a compra de petróleo russo pela Índia.
Nova Delhi lembrou que os países ocidentais já haviam incentivado esse tipo de comércio para reforçar a estabilidade dos mercados mundiais de energia e que eles próprios continuam a comprar bens e serviços da Rússia.
mem/gfa/bm