Quarta-feira, Agosto 06, 2025
NOTÍCIA

Egito e Cuba reafirmam interesse em fortalecer laços de saúde

Cairo, 5 ago (Prensa Latina) Egito e Cuba reafirmaram aqui sua vontade de desenvolver e fortalecer a cooperação em saúde e a produção de medicamentos, informou hoje um comunicado da missão diplomática caribenha.

Como parte do intercâmbio bilateral, o embaixador cubano no Cairo, Alexander Pellicer, foi recebido na segunda-feira pelo vice-primeiro-ministro egípcio e ministro da Saúde e da População, Khaled Abdel Ghaffar, segundo o comunicado.

Durante a reunião, o funcionário egípcio enfatizou a profundidade e a força das relações históricas entre os dois países, segundo o comunicado.

Abdel Ghaffar garantiu que os laços culturais e humanos bilaterais constituem uma base para o desenvolvimento da cooperação em vários campos, especialmente na área da saúde.

Por sua vez, Hossam Abdel Ghaffar, porta-voz do Ministério da Saúde e da População, disse que durante a reunião foram discutidas várias questões de interesse comum, incluindo a cooperação no setor farmacêutico.

Eles também discutiram mecanismos para apoiar a parceria na fabricação de medicamentos, a troca de experiências e a transferência de tecnologia para desenvolver produtos para o tratamento de doenças como o pé diabético, disse ele.

O embaixador cubano confirmou o interesse de seu país em expandir a cooperação bilateral, inclusive nos setores de saúde, pesquisa científica e indústria biofarmacêutica.

Em maio do ano passado, o ministro egípcio discutiu o fortalecimento das relações bilaterais no setor com seu colega cubano, José Ángel Portal, durante uma reunião realizada no âmbito da Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde em Genebra, na Suíça.

Em março de 2024, as duas autoridades também discutiram a questão durante uma visita de Abdel Ghaffar à ilha caribenha, onde foi recebido pelo presidente cubano Miguel Díaz-Canel.

Sua presença é um marco na história da colaboração no campo da saúde entre os dois países, disse o presidente ao receber o ministro egípcio.

Durante a estadia do ministro em Havana, foram assinados acordos de colaboração bilateral, enquanto José Ángel Portal fez uma visita a Havana em novembro de 2022 para promover a colaboração nessa área.

lam/rob/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa