“Como parte da expansão estratégica da cooperação entre a Joint Stock Company KMG e o MOL Group (Hungria), a primeira remessa de 85.000 toneladas de petróleo do Cazaquistão foi feita para uma refinaria húngara”, disse o comunicado na terça-feira.
O transporte marítimo do porto russo de Novorossiysk para o porto croata de Omisalj foi realizado pela empresa de navegação cazaque Kazmortransflot (uma subsidiária da KMG) em seu navio-tanque Alatau, informou o comunicado.
A empresa estatal do Cazaquistão observou que o transporte do porto até seu destino final, a refinaria Szazhalombatta na Hungria, será feito pelo oleoduto do Adriático, administrado pela empresa croata Jadranski naftovod (JANAF).
Após a chegada do navio-tanque na Croácia, foi realizada uma reunião entre representantes da KMG, do Grupo MOL e da JANAF. As partes discutiram questões de cooperação mutuamente benéfica. Após as negociações, um acordo-quadro sobre futuros suprimentos de petróleo foi assinado entre a KMG e o MOL Group, informou a empresa.
Vale ressaltar que essa etapa permite que o Cazaquistão amplie significativamente o escopo das exportações de petróleo da KMG para os mercados da UE.
Anteriormente, o Ministério da Energia do país da Ásia Central informou a possibilidade de fornecer petróleo do Cazaquistão para o território húngaro por meio do oleoduto Druzhba.
O Cazaquistão deveria fazer fornecimentos experimentais de matérias-primas para a Hungria em 2025, de acordo com um acordo firmado em fevereiro durante uma reunião entre seu ministro da energia, Almasadam Satkaliyev, e o ministro das relações exteriores e do comércio do outro país, Peter Szijjarto, que visitou Astana.
lam/gfa/bm