De acordo com o Departamento de Imprensa do Ministério da Defesa, o exército sírio repeliu uma tentativa de ataque a um ponto de mobilização militar perto de Al-Qayariya, como parte de uma ofensiva que as autoridades de Damasco descreveram como injustificável.
O ataque deixou quatro soldados e três civis feridos, além de causar danos materiais em casas na área, disse o Ministério.
Ele acrescentou que, em resposta, unidades do exército realizaram ataques de precisão contra as fontes de fogo identificadas.
Por sua vez, a agência de notícias ANHA, próxima às FDS, apresentou uma versão diferente dos acontecimentos. Segundo suas reportagens, grupos armados ligados ao Governo de Transição intensificaram suas provocações em zonas de contato, particularmente em Deir Hafer, a sudeste de Aleppo, que também foi alvo de bombardeio na noite de sábado.
As FDS acusaram esses grupos de realizar uma escalada perigosa ao disparar mais de 10 projéteis de artilharia contra áreas residenciais, causando pânico entre a população civil, e justificaram sua resposta com armas pesadas como um exercício legítimo de autodefesa.
Eles disseram que os confrontos subsequentes foram limitados e diminuíram rapidamente.
Em uma declaração oficial, as SDF rejeitaram as acusações do Ministério da Defesa da Síria, chamando-as de tentativas de “distorcer os fatos” e “enganar a opinião pública”.
As tensões têm aumentado nas últimas semanas, marcadas por movimentações militares preocupantes ao longo da frente oriental de Aleppo.
Há poucos dias, as SDF prenderam 11 soldados do exército sírio após invadirem um posto de controle nos arredores de Manbij.
Os soldados foram libertados após esforços do Ministério da Defesa.
Ao mesmo tempo, as SDF teriam enviado mais de 150 veículos com metralhadoras pesadas da província de Raqqa para Deir Hafer, aproveitando, segundo relatos, a atenção do exército voltada para os eventos na província de Sweida, no sul do país levantino.
Em resposta, Damasco também enviou reforços para impedir o avanço dos comboios militares das SDF naquela região estratégica.
ode/fm/hb