Domingo, Agosto 03, 2025
NOTÍCIA

McIntosh e Marchand: áses em despedida do mundial de natação

Cingapura, 3 ago (Prensa Latina) O 22º Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos será encerrado aqui hoje com foco nas oito finais da natação, com a canadense Summer McIntosh e o francês Léon Marchand se destacando como favoritos.

Na Arena do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, a despedida será em grande estilo, com provas como os 400 metros medley e os sempre espetaculares revezamentos, que podem inclinar a contagem de medalhas a favor de uma ou outra das duas grandes potências da modalidade: Estados Unidos e Austrália.

McIntosh, uma jovem nadadora que com apenas 18 anos já tem três medalhas de ouro olímpicas e sete campeonatos mundiais, será a clara favorita para ganhar sua quarta medalha de ouro nos 400m medley em Cingapura.

A canadense chegou à competição com um objetivo supremo: igualar o feito do grande Michael Phelps em Melbourne 2007, que conquistou cinco títulos individuais em um único campeonato mundial, objetivo que foi destruído ontem com seu bronze nos 800m, evento dominado pela lendária Katie Ledecky.

No entanto, ganhar quatro títulos não é pouca coisa, então McIntosh quase certamente sairá daqui com o título de campeã reinante e com a possibilidade de alcançar Phelps em lutas futuras.

Outro exemplo é o monstro Marchand, tetracampeão olímpico em Paris 2024, que decidiu competir apenas nas provas combinadas.

O nativo de Toulouse, de 23 anos, já subiu ao pódio nos 200m medley, quebrando o recorde mundial de Ryan Lochte de 2011, e esta noite só um milagre o impedirá de ganhar uma medalha de ouro nos 400m.

Marchand conquistaria assim seu sétimo título mundial, confirmando seu status como o tritão do momento.

Também entrarão na piscina hoje as nadadoras Gretchen Walsh (Estados Unidos), que já conquistou duas medalhas de ouro em Cingapura, e a ilustre veterana Ruta Meilutyte (Lituânia), favorita para dominar os 50 m peito em um campeonato mundial pela quarta vez.

A final contará com os dois revezamentos 4x100m medley, numa competição que promete uma disputa acirrada pelo topo do quadro de medalhas, com os Estados Unidos somando oito títulos e a Austrália, sete, renovando assim o duelo na classificação da natação em Paris 2024.

mem/wmr/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa