Domingo, Agosto 03, 2025
NOTÍCIA

Buscam fazer de Tecpán um importante destino turístico na Guatemala

Cidade da Guatemala, 3 ago (Prensa Latina) Especialistas reconhecem hoje o crescimento de Tecpán, município do departamento de Chimaltenango, como destino gastronômico e turístico nos últimos anos, e por isso buscam colocá-lo entre os primeiros da Guatemala.

Para atingir esse objetivo, um dos pontos-chave capazes de atrair o mercado internacional é o parque arqueológico de Iximché, onde os visitantes podem vivenciar em primeira mão a cultura maia, explicou César Aguilar, representante da operadora de turismo Polochic Travel & Wellness.

No entanto, é necessário consolidar as estruturas do estabelecimento, ampliar o museu e melhorar os serviços de saúde, enfatizou o especialista, citado pelo jornal local Prensa Libre.

Antes da chegada dos espanhóis, após o rompimento com os quichés, a capital do reino Kaqchikel foi construída neste território, um centro político, econômico e cerimonial que dominava grandes áreas do planalto ocidental, segundo a literatura.

Então, em 25 de julho de 1524, os conquistadores fundaram a primeira cidade do Reino da Guatemala e a chamaram de Iximché Villa de Santiago, embora seu status tenha sido breve devido à resistência indígena.

O diretor do Instituto Nacional de Turismo, Harris Whitbeck, pediu que as partes interessadas de Tecpán sejam ouvidas e reunidas com potenciais empresários e desenvolvedores para desenvolver um plano de atração de investimentos.

Ele observou que atualmente existem mais de 50 restaurantes na área e que 20.000 turistas estrangeiros visitaram Iximché em 2024, a maioria deles com destino final o Lago Atitlán, no departamento de Sololá, ou Quetzaltenango.

Guillermo Cuéllar, proprietário e gerente da operadora de turismo Descubre Guatemala, observou que Tecpán é listado como um destino secundário (na prática, um destino de passagem) e que um estudo técnico é necessário para categorizá-lo como destino primário.

Se isso fosse feito e o setor fosse organizado, e todos os pontos que seriam implementados (além da gastronomia, história, natureza) fossem organizados, o salto seria grande em cinco anos, considerou.

Whitbeck descartou a ideia de que Tecpán esteja pronto para ser promovido internacionalmente como um destino emergente, mas o novo plano diretor de desenvolvimento sustentável, que entrará em vigor no final do ano, dará o tom para ações futuras, garantiu.

A apenas 87 quilômetros da metrópole, muitos concordam que este lugar, com seu clima frio e paisagens montanhosas, com um toque especial para a produção de salsichas, queijos, geleias e outros produtos artesanais de qualidade, merece ser vivenciado, explorado e apreciado com calma.

Os principais destinos turísticos na Guatemala incluem Antigua Guatemala, Retalhuleu, Quetzaltenango, o porto de San José e o Lago Atitlán.

Além disso, destacam-se lugares como Tikal, Semuc Champey, Río Dulce, El Remate e Laguna Lachuá.

mem/znc/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa