Domingo, Agosto 03, 2025
NOTÍCIA

Vietnã lança campanha contra o tráfico de pessoas

Hanói, 31 jul (Prensa Latina) O lançamento de uma campanha para unir esforços para prevenir e combater o tráfico de pessoas teve lugar hoje na cidade central de Hue, liderada pelo vice-primeiro-ministro vietnamita Nguyen Hoa Binh.

A atividade, segundo o jornal on-line do governo, ratifica “o compromisso firme, a visão consistente e a ação drástica do governo e do povo do Vietnã na luta contra um dos crimes mais desumanos, um sério desafio à segurança nacional, à ordem e à segurança social e ao desenvolvimento sustentável do país”.

Esse tipo de crime, acrescentou, não apenas representa um perigo significativo para a sociedade, violando direta e seriamente os direitos humanos e a dignidade de cada indivíduo, mas também afeta negativamente muitos aspectos da vida social.

De acordo com a fonte, somente nos primeiros seis meses deste ano, as autoridades transferiram 50 casos envolvendo 178 réus para a acusação, e resolveram e julgaram 72 casos envolvendo 237 réus.

Os principais crimes que precisam ser resolvidos incluem o tráfico de pessoas em si (46,24%), o tráfico de crianças menores de 16 anos (43) e o tráfico, apropriação de tecidos humanos ou partes do corpo (6,45).

O texto também lembra que, plenamente conscientes da natureza e das graves consequências desses crimes, o Partido Comunista do Vietnã e o Estado emitiram recentemente inúmeras políticas, leis, programas, planos e soluções para prevenir e repelir resolutamente esse tipo de crime.

A esse respeito, ele lembrou que o governo apresentou à Assembleia Nacional (Parlamento) a Lei de Prevenção e Combate ao Tráfico de Pessoas de 2024 (que substituiu a Lei de 2011), e as disposições do Código Penal relacionadas a esses crimes foram alteradas e complementadas.

Ao discursar no evento, Hoa Binh Hoa Binh afirmou que “o Vietnã está determinado a erradicar os crimes de tráfico de pessoas da vida social” e pediu união, conscientização, ação e participação ativa na prevenção e no combate a esses crimes, contribuindo para a construção de uma sociedade ordeira e disciplinada.

mem/mpm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa