Sexta-feira, Agosto 01, 2025
NOTÍCIA

Uruguai reafirma compromisso contra o tráfico de pessoas

Montevidéu, 31 de julho (Prensa Latina) O Uruguai renova seu compromisso contra o tráfico de pessoas, anunciou hoje o Ministério das Relações Exteriores, em comemoração ao dia da luta contra esse flagelo de impacto global.

Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores pede esforços redobrados para garantir justiça às vítimas, erradicar a impunidade e desmantelar as redes criminosas que lucram com a exploração humana.

Sob o lema “Tráfico de pessoas é crime organizado: vamos acabar com a exploração”, a campanha das Nações Unidas destaca o papel central desempenhado pelas redes criminosas na perpetração desses crimes, afirma o comunicado.

O tráfico de pessoas continua a se expandir globalmente, levando vítimas através de fronteiras, intensificando a violência e prolongando os períodos de exploração, muitas vezes em formas cada vez mais sofisticadas e difíceis de detectar, observa o comunicado.

A declaração observou que as redes criminosas se aproveitam dos fluxos migratórios, das cadeias de suprimentos, das brechas legais e das plataformas digitais para lucrar com trabalho forçado, exploração sexual e coerção para cometer crimes, incluindo o tráfico de drogas.

A declaração ressalta a necessidade de fortalecer a resposta do sistema de justiça criminal, incluindo processos judiciais eficazes, cooperação transfronteiriça, rastreamento das finanças criminosas e o uso de tecnologias para desmantelar essas estruturas.

O Conselho Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico e à Exploração de Pessoas é responsável por combater o tráfico de pessoas e proteger as vítimas.

O Uruguai é um país de acolhimento de migrantes que chegam às suas fronteiras sem visto e viajam por países vizinhos sob risco de se tornarem vítimas de grupos criminosos.

arc/ool/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa