Domingo, Agosto 03, 2025
NOTÍCIA

Renúncia do secretário de energia do Panamá tem impacto sobre o país

Cidade do Panamá, 31 jul (Prensa Latina) O secretário nacional de Energia do Panamá, Juan Manuel Urriola, renunciou ao cargo em meio a importantes projetos com a Colômbia.

A decisão, sem oferecer mais detalhes, foi anunciada publicamente na véspera através de sua conta na rede social X, onde também compartilhou uma carta dirigida ao presidente da República, José Raúl Mulino, segundo o canal de notícias TVN.

“Foi uma honra servir ao país com integridade e comprometimento, avançando em direção a um sistema de energia mais moderno e sustentável. Obrigado por sua confiança”, escreveu o especialista.

Em sua carta, Urriola observou que, em seu mandato, procurou avançar em direção a uma política de energia moderna e sustentável, alinhada com os mais altos interesses nacionais, e também expressou sua disposição de colaborar com o encerramento ordenado de questões pendentes.

Durante seu breve mandato, Urriola promoveu um dos projetos estratégicos mais ambiciosos no setor de energia, a interconexão elétrica entre o Panamá e a Colômbia, avaliada em aproximadamente US$ 800 milhões, a rota proposta inclui 500 quilômetros de linha, dos quais 130 quilômetros seriam submarinos.

Esse megaprojeto enfrenta desafios significativos, incluindo a autorização da comunidade indígena Guna Yala, em cuja comarca parte da rota está planejada, e a execução está prevista entre 2026 e 2029.

mem/ga/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa