A viagem, que durará até 9 de agosto, responde a convites dos líderes do Egito, Abdel Fattah Al Sisi, e de Angola, Manuel Gonçalves Lourenço, segundo uma breve declaração emitida pelo Ministério das Relações Exteriores.
No início deste mês, Cuong recebeu o embaixador egípcio que está deixando o cargo, Amal Abdel Kader Elmorsi Salama, a quem expressou o desejo de promover e fortalecer a cooperação bilateral de forma mais substantiva e eficaz, para o benefício dos povos de ambos os países e em consonância com as fortes relações políticas bilaterais.
Nas últimas seis décadas, os laços evoluíram de forma constante, embora ainda não tenham correspondido às expectativas e ao potencial de ambos os lados, disse o chefe de Estado.
Enquanto isso, em agosto do ano passado, o próprio presidente chamou a atenção para o grande espaço que existe para o desenvolvimento da cooperação com Angola ao receber uma delegação do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), liderada pelo secretário de Relações Exteriores, Manuel Domingos Augusto.
A viagem de Luong Cuong aos países africanos será realizada logo após as viagens do presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Tran Thanh Man, ao Senegal e ao Marrocos, e a do vice-presidente desse órgão, Vu Hong Thanh, à Costa do Marfim e à África do Sul.
mem/mpm/bm