A Fundação SM e a prestigiada feira do livro da cidade mexicana anunciaram a novidade hoje, destacando que o júri valorizou a originalidade da linguagem visual de Montero, sua capacidade de transformar formas geométricas em narrativas visuais complexas e seu uso ousado de cor e composição.
No caso de Ana Pez, argumentaram que ela se destaca por sua capacidade de criar universos gráficos que combinam o desenho tradicional com cores ousadas e narrativas que atraem o público jovem. Seu trabalho transmite imaginação, calor humano e originalidade visual.
Também na esteira dessas distinções, o artista mexicano Armando Fonseca foi homenageado pela “enorme qualidade de sua obra gráfica e pela original exploração visual de suas ilustrações, bem como pela amplitude de seu universo simbólico enraizado no popular, com referências arquetípicas reinterpretadas de forma poética”.
Ele receberá um prêmio em dinheiro de cinco mil dólares americanos.
Com mais de uma década de história, o Catálogo Iberoamérica Ilustra se consolidou como uma plataforma líder para destacar o talento da região.
Além de Fonseca, o México liderou a seleção com 10 ilustradores incluídos no catálogo. A Argentina veio em seguida com oito e a Espanha com seis. A Colômbia contribuiu com quatro autores.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 30 de novembro, como parte da Feira Internacional do Livro de Guadalajara.
O júri também concedeu menções honrosas às ilustradoras María José De Telleria (Argentina), Saioa Aginako Lamarain (Espanha), Paula Bustamante (Chile) e Rocío Katz (Argentina).
mem/ft / fav