Domingo, Agosto 03, 2025
NOTÍCIA

Capital haitiana continua em blecaute após 43 dias

Porto Príncipe, 31 jul (Prensa Latina) A estatal Eletricidade do Haiti (EDH), que prometeu restaurar a eletricidade na capital, ainda não pode garantir o serviço, interrompido desde 17 de junho.

De acordo com a nota da gerência geral da EDH, cinco postes de alta tensão foram sabotados e agora precisam de grandes reparos e mobilização logística em grande escala para encontrar soluções e alternativas adequadas.

A EDH pediu calma aos seus assinantes e prometeu trabalhar incansavelmente para permitir o retorno à normalidade da eletricidade o mais rápido possível.

Nesse contexto, a EDH teve que operar suas usinas térmicas em plena estação chuvosa.

Agora, com essa iniciativa, alguns assinantes terão energia elétrica em determinadas áreas de Porto Príncipe até que a normalidade retorne o mais rápido possível, mas isso parece muito distante para o resto da capital.

Em 17 de junho, os habitantes de Mirebalais ocuparam uma usina hidrelétrica em Peligré pela segunda vez, exigindo que o governo reforçasse a segurança para acabar com a crueldade e a impunidade dos membros de gangues na área.

Essa ação foi precedida pela ocupação da referida instalação de 12 de maio a 25 de junho.

Naquela ocasião, o Conselho Presidencial de Transição prometeu cumprir a exigência, mas os cidadãos advertiram que, se não cumprissem a promessa, voltariam ao centro de energia e provocariam outro apagão em Porto Príncipe, e eles honraram sua palavra.

mem/joe/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa