Milhões de pessoas de todas as esferas da vida estão participando da convocação sob o lema “Renovação através do plantio”, como parte do plano anual de 7,5 bilhões de árvores da Iniciativa Legado Verde durante a estação chuvosa (junho-setembro).
O vice-primeiro-ministro da Etiópia, Temesgen Tiruneh, destacou o progresso significativo na conexão da estratégia de reflorestamento com benefícios públicos tangíveis.
Tiruneh mencionou que a Etiópia ganhou dois bilhões e meio de dólares em exportações de café durante o período fiscal recentemente concluído (2024-2025), atribuindo essa conquista em parte às plantas plantadas nos primeiros anos do programa e que agora começam a dar frutos.
Além do grão aromático, ele apontou o cultivo de vegetais e frutas como outra área com resultados mensuráveis, criando segurança alimentar e oportunidades de geração de renda.
Quanto ao desempenho econômico, ele disse que o país africano registrou um forte crescimento no ano passado e afirmou que esse impulso continuaria no próximo período orçamentário.
Destacou, em particular, o progresso no setor agrícola, especialmente na região da Somália (sul), com iniciativas bem-sucedidas no desenvolvimento do arroz e aumento da produção de vegetais, frutas, trigo e outras culturas básicas.
Enfatizou o potencial inexplorado da região em mineração e destacou o trabalho em andamento no desenvolvimento do corredor.
mem/nmr/bm