Em Caminomorisco, na região de Cáceres de Las Hurdes, mais de 2.500 hectares de árvores queimaram, cobrindo uma extensão de 20 quilômetros, enquanto equipes da Unidade Militar de Emergência (UME) e bombeiros lutam para controlar o incêndio devido ao vento.
O Ministro da Presidência, Interior e Diálogo Social do Governo Regional da Extremadura, Abel Bautista, indicou que seis núcleos populacionais foram evacuados, além da área periurbana de Caminomorisco, devido à proximidade do incêndio com suas casas.
Espera-se que um total de 20 aeronaves sejam mobilizadas nesta quarta-feira para combater o incêndio, juntamente com efetivos da UME, forças especializadas na área, além do esforço conjunto da Proteção Civil, Guarda Civil, Cruz Vermelha e municípios competentes.
Enquanto isso, a pequena cidade de El Arenal, em Ávila, com apenas 964 habitantes, sente a proximidade das chamas de um incêndio que vem da encosta sul da Serra de Gredos e já dura pouco mais de dois dias.
De qualquer forma, os meios terrestres mobilizados na região conseguiram conter a propagação do incêndio, com danos, no entanto, em algumas propriedades e pinhais, enquanto os moradores permanecem confinados.
oda/ft / fav