Quinta-feira, Julho 31, 2025
NOTÍCIA

Cidades espanholas sob o flagelo dos incêndios

Madri, 30 de jul (Prensa Latina) As cidades de Caminomorisco, na Extremadura, e El Arenal, em Ávila, continuam assoladas por incêndios florestais, que até o momento permanecem sem controle por pessoal especializado na Espanha.

Em Caminomorisco, na região de Cáceres de Las Hurdes, mais de 2.500 hectares de árvores queimaram, cobrindo uma extensão de 20 quilômetros, enquanto equipes da Unidade Militar de Emergência (UME) e bombeiros lutam para controlar o incêndio devido ao vento.

O Ministro da Presidência, Interior e Diálogo Social do Governo Regional da Extremadura, Abel Bautista, indicou que seis núcleos populacionais foram evacuados, além da área periurbana de Caminomorisco, devido à proximidade do incêndio com suas casas.

Espera-se que um total de 20 aeronaves sejam mobilizadas nesta quarta-feira para combater o incêndio, juntamente com efetivos da UME, forças especializadas na área, além do esforço conjunto da Proteção Civil, Guarda Civil, Cruz Vermelha e municípios competentes.

Enquanto isso, a pequena cidade de El Arenal, em Ávila, com apenas 964 habitantes, sente a proximidade das chamas de um incêndio que vem da encosta sul da Serra de Gredos e já dura pouco mais de dois dias.

De qualquer forma, os meios terrestres mobilizados na região conseguiram conter a propagação do incêndio, com danos, no entanto, em algumas propriedades e pinhais, enquanto os moradores permanecem confinados.

oda/ft / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa