Quarta-feira, Julho 30, 2025
NOTÍCIA

Portugal combate incêndios florestais

Lisboa, 29 jul (Prensa Latina) Portugal luta hoje contra fortes incêndios florestais que ameaçam seriamente sua economia e, sobretudo, a população, informaram fontes oficiais.

Disseram que mais de 1.300 bombeiros apoiados por uma dúzia de hidroaviões estão combatendo três grandes incêndios no centro e norte de Portugal nesta terça-feira, enquanto as autoridades colocam a maior parte do país em alerta vermelho depois de semanas de calor.

Na área de Arouca, a cerca de 300 quilômetros ao norte de Lisboa, onde o maior dos incêndios está ocorrendo no país desde segunda-feira, o serviço de proteção civil evacuou várias dezenas de moradores de suas casas e fechou as trilhas de uma atração turística popular.

Eles culparam os incêndios pelas secas relacionadas às mudanças climáticas, que estão deixando as florestas da região completamente secas.

Mais ao norte, um incêndio está ocorrendo desde sábado no parque nacional de Peneda, perto da fronteira com a Espanha, envolvendo os vilarejos próximos em uma densa fumaça.

Três incêndios estavam ocorrendo na região espanhola de Castilla y León no início da terça-feira, o mais grave deles perto de Ávila, cerca de 100 quilômetros a oeste de Madri.

Os moradores da cidade de Mombeltrán receberam ordens de ficar em casa por causa da fumaça.

Verões quentes e secos são comuns em toda a região do Mediterrâneo, mas ondas de calor mais intensas contribuem para incêndios destrutivos nos últimos anos em meio ao rápido aumento das temperaturas em todo o mundo.

mem/rfc/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa