Efeitos semelhantes foram sentidos dias atrás em outros países europeus, como a Grécia, que ainda está lutando contra vários focos de incêndios ativos devido à onda de calor que afeta o velho continente.
Centenas de pessoas fugiram de suas casas enquanto os serviços de resgate romenos enviavam equipes para os municípios mais afetados, onde helicópteros e bombeiros resgatavam moradores, alguns presos em suas casas.
As autoridades disseram que 890 pessoas foram evacuadas de Neamt, enquanto o departamento de Situações de Emergência divulgava imagens mostrando veículos danificados e outros destroços, além de casas danificadas.
Na Turquia, o Ministro das Florestas, Ibrahim Yumakli, disse aos repórteres que o país está enfrentando uma semana muito arriscada, pois os incêndios estão sendo combatidos, incluindo um perto de Bursa, a quarta maior cidade do país.
O incêndio florestal foi praticamente extinto, mas o incêndio ao sul da cidade continua, embora sua intensidade tenha diminuído significativamente, disse Yumakli.
O número de mortos no último mês devido ao incêndio subiu para 17, incluindo 10 voluntários de resgate e trabalhadores florestais que morreram na última quarta-feira na cidade de Eskisehir, no oeste do país.
jcm/ehl/bm