A Estação Hidrológica de Pequim emitiu um alerta vermelho por inundações, o nível mais alto do sistema de alerta, após prever um aumento no caudal do rio Chaobai de até três mil metros cúbicos por segundo.
Simultaneamente, a Comissão de Planejamento e Recursos Naturais da capital, juntamente com o Serviço Meteorológico municipal, emitiu um alerta vermelho por risco de deslizamentos e movimentos de terra.
Diante dessa situação, as autoridades recomendaram à população que se mantivesse longe dos rios, evitasse saídas desnecessárias e seguisse as orientações oficiais.
Além disso, o comunicado solicitou às empresas e instituições que, exceto em serviços essenciais, não exigissem a presença de funcionários em seus locais de trabalho.
As escolas suspenderam as aulas presenciais e as atividades ao ar livre, bem como as atividades presenciais em centros de formação.
Da mesma forma, é proibido o acesso a áreas montanhosas, aquáticas, parques, reservas florestais e alojamentos rurais.
Devido ao alto risco de desastres geológicos, o Ministério de Recursos Naturais ativou às 8h, horário local, a resposta de nível III para a defesa contra deslizamentos em Pequim.
O ministério instou as autoridades locais a reforçarem a vigilância, realizarem inspeções, ativarem sistemas de alerta precoce e garantirem o cumprimento dos protocolos de emergência.
mem/idm/mb