Em um ambiente solene e comovente, Minh Chinh e os participantes da cerimônia, realizada na véspera no Cemitério Nacional dos Mártires de Truong Son, ofereceram flores e incenso e fizeram um minuto de silêncio em memória dos grandes méritos do presidente Ho Chi Minh e dos que morreram pela independência e liberdade da pátria.
O chefe do governo, segundo o jornal Nhan Dan, manifestou seu profundo respeito e gratidão aos veteranos revolucionários, às Mães Heroicas do Vietnã, aos Heróis das Forças Armadas Populares, aos inválidos de guerra, às famílias dos mártires e às pessoas com méritos revolucionários.
As gerações da era Ho Chi Minh “continuaram herdando e promovendo feitos gloriosos, escrevendo novas páginas douradas na história nacional, levando o Vietnã a se situar entre as nações livres, pacíficas e desenvolvidas do mundo”, enfatizou.
Minh Chinh destacou a história milenar de construção e defesa nacional e lembrou que, durante as guerras de resistência pela independência e o cumprimento de sua missão internacional no século XX, o Vietnã registrou cerca de 1,2 milhão de mártires.
Além disso, cerca de 652 mil soldados ficaram feridos, quase 200 mil ficaram doentes de guerra, mais de 132 mil mulheres mereceram o título de Mães Heroicas e mais de 300 mil pessoas foram afetadas pelo agente laranja/dioxina.
Hoje, o chefe do governo vietnamita e seus acompanhantes ofereceram incenso e flores no Templo do Presidente Ho Chi Minh e dos Mártires Heróicos, na chamada terra das “coordenadas de fogo” de Quang Tri.
Atos semelhantes ocorreram posteriormente no Templo Memorial dos Mártires de Truong Son, na balsa de Long Dai, e no local histórico onde 16 jovens voluntários sacrificaram suas vidas nesta balsa.
Durante a guerra de resistência contra os Estados Unidos para salvar o país, o terminal de balsa do rio Long Dai foi uma ponte de tráfego particularmente importante na Rota 15, conectando a grande base de retaguarda do norte com o campo de batalha do sul e o vizinho Laos, lembrou o jornal eletrônico do governo.
Esta foi uma “coordenada de sangue” ferozmente atacada pelo inimigo, que lançou quase quatro mil bombas. Mas, graças ao sacrifício do exército, dos jovens voluntários e dos trabalhadores da linha de frente que se agarraram a cada centímetro de terra, combateram com bravura a aviação inimiga e removeram minas, a rota permaneceu segura.
mem/mpm/mb