Com apenas 16 anos — ele nasceu em 8 de fevereiro de 2009 — Shimizu quebrou o recorde anterior na categoria (10,06), compartilhado pelo americano Christian Miller e pelo tailandês Puripol Boonson, ambos em 2023, e o fez com uma velocidade de vento legal de +1,7 m/s.
Este recorde, alcançado em uma prova de nível local, mas aprovado dentro do calendário oficial do World Athletics, também lhe dá o tempo mínimo necessário para competir no próximo Campeonato Mundial de Atletismo, a ser realizado nesta mesma cidade em setembro.
A ascensão de Shimizu causou grande comoção midiática e esportiva em um país historicamente forte em provas de revezamento de velocidade — incluindo medalhas olímpicas —, mas ainda em busca de uma figura individual dominante.
Apesar de não ter conseguido se classificar para o campeonato nacional, seu tempo pressiona a Federação Japonesa, que tem apenas dois atletas inscritos nos 100 metros rasos para a prova global, um por tempo mínimo e um por classificação.
A possibilidade de incluir Shimizu no revezamento 4×100 metros rasos parece remota devido a problemas de adaptação técnica, mas tudo indica que o ‘prodígio’ poderá estrear internacionalmente em casa, diante do mundo, antes de atingir a maioridade.
arc/blc/glmv