A Encarregada de Negócios da Embaixada de Cuba, Natalys Dinza, relembrou a luta épica travada por um grupo de jovens liderados pelo líder da Revolução, Fidel Castro, em 1953, que marcou o início da etapa final da luta contra governos que serviam aos interesses dos Estados Unidos.
Dinza enfatizou que o feriado nacional presta homenagem aos mártires e ao espírito inquebrantável da luta pela soberania, igualdade social e dignidade do povo.
Ele agradeceu aos participantes, especialmente aos etíopes formados em Cuba (etíope-cubanos) que, a cada ano, fazem deste aniversário seu.
Este 26 de julho marca o 72º aniversário dos ataques ao Quartel Moncada, em Santiago de Cuba, e ao Quartel Carlos Manuel de Céspedes, em Bayamo, no leste de Cuba.
Mais de 100 jovens realizaram a ação com o objetivo de lançar a luta para derrubar o ditador Fulgencio Batista (1952-1958).
Apesar de sofrerem um revés e o assassinato de muitos companheiros, não desistiram até que, pouco mais de cinco anos depois, alcançaram o triunfo de suas ideias.
arc/nmr/glmv