Domingo, Julho 27, 2025
NOTÍCIA

A viagem de Modi, o Parlamento e a importante renúncia

Nova Déli, 26 de julho (Prensa Latina) A viagem do primeiro-ministro Narendra Modi ao Reino Unido e às Maldivas, o início dos debates parlamentares e a surpreendente renúncia de Jagdeep Dhankhar ao cargo de vice-presidente foram os destaques das notícias indianas desta semana.

O primeiro-ministro indiano retornou a Nova Déli neste sábado, vindo das Maldivas, após participar como convidado de honra das comemorações do 60º aniversário da independência do arquipélago sul-asiático e realizar importantes atividades.

No dia anterior, após chegar a Malé após uma visita ao Reino Unido, Modi e o presidente Mohamed Muizzu mantiveram conversas bilaterais e em nível de delegação para analisar toda a gama de questões na relação entre seus países.

Os dois dignitários também participaram da cerimônia de troca de memorandos de entendimento e acordos sobre a extensão de uma nova linha de crédito em moeda indiana para as Maldivas, cooperação nas áreas de pesca e aquicultura, e entre o Instituto Indiano de Meteorologia Tropical do Ministério das Ciências da Terra e os Serviços Meteorológicos das Maldivas do Ministério do Turismo e Meio Ambiente.

Os dois países também finalizaram mecanismos para compartilhar soluções digitais bem-sucedidas em nível populacional para a transformação digital, o reconhecimento da farmacopeia indiana nas Maldivas e um acordo para promover a implementação da Interface Unificada de Pagamentos.

Índia e Maldivas também concordaram em iniciar negociações para um Acordo de Livre Comércio.

Por ocasião do 60º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, ambas as partes emitiram selos comemorativos.

Acompanhado por Muizzu, Modi também participou da entrega de 3.300 unidades habitacionais sociais em Hulhumale, da inauguração do Projeto de Estradas e Sistema de Drenagem na cidade de Addu e da inauguração do prédio do Ministério da Defesa em Male, entre outras atividades formais.

Anteriormente, o Primeiro-Ministro indiano visitou o Reino Unido, onde, em conexão com sua presença, delegações dos dois estados assinaram um acordo de livre comércio denominado Acordo Econômico e Comercial Abrangente (CETA), que garante acesso sem precedentes e isento de tarifas a 99% das exportações do país do sul da Ásia para o país europeu, abrangendo toda a pauta comercial.

Nova Déli espera que esse mecanismo impulsione as oportunidades para indústrias com uso intensivo de mão de obra, como têxteis, produtos marinhos, couro, calçados, artigos esportivos, brinquedos, pedras preciosas e joias.

Além disso, apoiará setores de rápido crescimento, como bens de engenharia, componentes automotivos e produtos químicos orgânicos.

Segundo as autoridades indianas, o acordo proporciona maior acesso ao mercado nos setores de tecnologia da informação e serviços, bem como em finanças, direito, educação e comércio digital.

Da mesma forma, profissionais indianos contratados por empresas para trabalhar no Reino Unido em todos os setores de serviços, incluindo arquitetos, engenheiros e chefs, se beneficiarão de procedimentos de visto simplificados e categorias de entrada liberalizadas.

Além disso, a sessão de monções do Parlamento começou no início desta semana. Está programada para sediar debates por um período de 32 dias e espera-se a aprovação de importantes projetos de lei e intervenções de altos funcionários sobre questões-chave no país, como a operação antiterrorismo Sindoor e a alegação do presidente dos EUA, Donald Trump, de sua suposta mediação em um cessar-fogo com o Paquistão.

A renúncia de Jagdeep Dhankhar também foi anunciada na noite de segunda-feira, alegando motivos de saúde, conforme ele anunciou em uma carta ao presidente Draupadi Murmu.

O ex-vice-presidente declarou que, para priorizar os cuidados médicos e atender às recomendações de especialistas, renunciou ao cargo de vice-presidente da Índia, com efeito imediato.

A Comissão Eleitoral da Índia iniciou o processo de eleição do novo vice-presidente do país, que está sendo conduzido a pedido do Parlamento.

arc/lrd./glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa