De acordo com um comunicado do Gabinete de Segurança do Governo, os agentes realizavam patrulhas terrestres quando localizaram os dois laboratórios com os narcóticos mencionados e 3.180 litros de substâncias químicas.
Também foram encontrados seis reatores de 1.500 litros e quatro de 500 litros, 13 destiladores de 100 litros, um misturador de 1.000 litros e diversos outros materiais, afirma o comunicado, acrescentando que tudo foi entregue ao agente do Ministério Público correspondente, que elaborará os autos da investigação.
O impacto econômico sobre o crime organizado chega a 1,321 bilhão, 216 mil e 700 pesos (aproximadamente 71,2 milhões de dólares) com esta apreensão, impedindo também que milhares de doses desta droga cheguem às ruas, afirma o comunicado.
Além disso, acrescenta, neste ano, um total de 423 mil 71 toneladas de substâncias químicas foram apreendidas em laboratórios clandestinos por pessoal da Marinha, em coordenação com o Gabinete de Segurança.
De acordo com dados oficiais, de 1º de outubro, início do atual governo, a 17 de julho, as autoridades prenderam 26.692 pessoas por crimes de alto impacto e apreenderam 14 mil armas de fogo e 204 toneladas de drogas.
O governo está implementando uma estratégia de segurança nacional baseada em quatro linhas de ação: combate às causas, consolidação da Guarda Nacional, fortalecimento da inteligência e investigação e coordenação com entidades federais.
rc/las/glmv