Sediado no Obispo Boulevard, 261, entre as ruas Cuba e Aguiar, em Havana Velha, o evento de promoção literária, liderado pelo jornalista e crítico Fernando Rodríguez Sosa, está comemorando seu 25º aniversário este ano, de acordo com o Instituto Cubano do Livro.
Formado em História pela Universidade de Havana, com mestrado em Estudos Interdisciplinares da América Latina, Caribe e Cuba e doutorado em Ciências Históricas, Fernández leciona e dirige o Departamento de História de Cuba na Faculdade de Filosofia e História da Universidade de Havana.
Sua pesquisa abrange a história da Revolução Cubana, o movimento estudantil universitário em Cuba e a historiografia contemporânea da nação antilhana.
É autor dos livros “Los caminos de la prosperidad. El ideario económico de las oligarquías criollas de Cuba (1550-1790)” e “Crónica de un derrumbe: el colapso del socialismo real en la prensa escrita cubana (1985-1992)”.
O acadêmico é coautor de “Fidel en la tradición estudiantil universitaria” (Fidel na tradição estudantil universitária), “Las luchas de Mella en la Universidad. Antología mínima” e “Fidel y la industria editorial cubana: una Revolución desde las letras”.
Textos de sua autoria aparecem em antologias, livros coletivos, periódicos e publicações digitais dentro e fora da ilha.
Seu trabalho de pesquisa foi reconhecido com o Prêmio Nacional de Crítica Histórica “Enrique Gay Calbó” (Academia Cubana de História, 2013), o Prêmio Especial “Gloria García” (União de Historiadores Cubanos, 2016) e o Prêmio “Cintio Vitier” de Crítica Martí (Centro de Estudos Martianos, 2017).
Outros prêmios incluem o Prêmio Ramiro Guerra Sánchez de Crítica Histórica (União dos Historiadores Cubanos, 2019 e 2022) e o Prêmio da Academia Cubana de Ciências, 2023.
Nascido em Havana em 1988, Fabio Fernández é membro do Conselho Consultivo da revista Temas, do Conselho Científico do Instituto de História de Cuba e foi o primeiro vice-presidente da União de Historiadores Cubanos.
“Libro a la carta” é um espaço mensal que tem como objetivo estabelecer um diálogo com escritores cubanos, que enriquecem com suas obras a literatura contemporânea da ilha.
npg/mml/bm