Os candidatos a esses cargos, do partido governista e da oposição, tiveram 14 dias para apresentar suas diversas propostas e iniciativas nos 335 municípios do país.
As forças do Grande Polo Patriótico Simón Bolívar (Gppsb) lançaram uma intensa campanha junto à população com o lema “Gente que resolve problemas” e com a participação ativa dos governadores recém-eleitos, que conquistaram 23 dos 24 governos estaduais em 25 de maio.
O Conselho Nacional Eleitoral planejou a campanha eleitoral de 11 a 24 de julho, da qual participaram 53 partidos políticos, divididos em 36 partidos políticos nacionais, 10 partidos regionais, três organizações indígenas nacionais e quatro regionais.
Em seu programa de quarta-feira, “Con el Mazo Dando”, Diosdado Cabello, Secretário-Geral do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), descreveu a campanha realizada pela aliança GPPSB na noite passada como uma “campanha muito bonita em todos os municípios e distritos eleitorais”.
Jorge Rodríguez, Chefe do Comando Unificado da Revolução Venezuelana, afirmou há alguns dias que esta foi uma campanha realizada diretamente com a população.
Ele enfatizou que os candidatos do GPPSB percorreram as ruas, visitaram casas e conversaram com a população para entender suas necessidades e dificuldades, e compartilhar suas esperanças.
As forças revolucionárias e chavistas buscavam conquistar as 335 prefeituras no próximo domingo, 105 das quais atualmente são disputadas pelos diversos partidos da oposição.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou a população a participar ativamente das eleições municipais, nas quais, pela primeira vez, os jovens poderão votar em seus projetos de desenvolvimento como parte da terceira Consulta Popular Nacional.
Maduro enfatizou a importância dessas eleições, pois servirão para fortalecer o poder local.
Ele também considerou que a consulta à juventude terá um impacto significativo no futuro do país e nas políticas voltadas para o setor.
No domingo, o processo contará com 15.731 locais de votação e 20.410 mesas, das quais 15.936 serão utilizadas para o voto dos jovens.
Serão eleitos 2.806 cargos, dos quais 335 serão para prefeitos e 2.471 para vereadores.
arc/jcd / fav