A iniciativa marca um passo concreto na estratégia de transição para energias renováveis, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e atingir a meta de emissões líquidas zero até 2050, informou a agência de notícias VNA ao divulgar a informação.
O plano piloto busca avaliar a aceitação do mercado, o comportamento do consumidor e a capacidade técnica do sistema de distribuição, estabelecendo assim as bases para uma implementação em larga escala em todo o país, afirmou Tran Ngoc Nam, vice-gerente geral da Petrolimex.
A gasolina E10, uma mistura composta por 90-91% de gasolina convencional e 9,0-10% de bioetanol, reduz a dependência de combustíveis fósseis, é mais ecológica e benéfica para o desempenho do motor. Segundo especialistas, graças ao seu alto teor de oxigênio, o etanol promove uma combustão mais completa, reduzindo em até 20% as emissões de monóxido de carbono e hidrocarbonetos, principais causas da poluição do ar e do efeito estufa.
Atualmente, mais de 60 países utilizam regularmente a gasolina E10, sendo que em alguns, como Estados Unidos, China, Filipinas e diversos países europeus, seu uso é obrigatório.
oda/mpm / fav