Terça-feira, Agosto 12, 2025
Edição Portugues
Search
Close this search box.
NOTÍCIA

Cuba agradece a compreensão e o apoio contínuo do Vietnã

Hanói, 23 jul (Prensa Latina) O primeiro vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Gerardo Peñalver, expressou hoje em Hanói a profunda gratidão de seu país ao Vietnã por sua compreensão e apoio contínuo nos últimos anos.

Cuba sempre valoriza e deseja aprofundar ainda mais a relação tradicional especial e a cooperação integral com o Vietnã, assinalou Peñalver ao ser recebido no Escritório do Governo pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da nação indochinesa, Buii Thanh Son.

Peñalver, que chegou aqui ontem para copresidir a 8ª Rodada de Consultas Políticas entre Chancelarias e analisar os preparativos para o intercâmbio de delegações de alto nível em um futuro próximo, também expressou sua solidariedade e condolências ao povo vietnamita pelo recente naufrágio de um barco turístico na Baía de Ha Long.

Thanh Son, por sua vez, expressou sua satisfação com o fato de que a solidariedade fraterna, a cooperação abrangente e a confiança mútua entre os dois Partidos Comunistas, os Estados e os povos do Vietnã e de Cuba “têm sido constantemente consolidados e desenvolvidos”.

A esse respeito, ele enfatizou que os acordos de alto nível estão sendo ativamente implementados e que resultados concretos estão sendo alcançados, especialmente nas áreas de agricultura, biotecnologia e energia renovável, informou o jornal eletrônico do governo.

O vice-primeiro-ministro vietnamita sugeriu que os dois lados continuem a promover a implementação dos compromissos de alto nível e dos principais projetos de cooperação dos dois países, além de manter e melhorar a eficácia dos mecanismos de cooperação, consultas e compartilhamento de experiências em todos os canais.

Ele também pediu que se preparem bem para a 42ª reunião do Comitê Intergovernamental Vietnã-Cuba, marcada para agosto próximo.

Thanh Son também pediu a continuidade das coordenações para remover dificuldades e obstáculos e criar condições favoráveis para que as empresas vietnamitas invistam e façam negócios em Cuba.

Além disso, ele expressou seu desejo de que os dois lados coordenem a organização de atividades para celebrar o 65º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Vietnã e Cuba (2 de dezembro de 1960) e afirmou a disposição do Vietnã de compartilhar experiências em quase 40 anos de renovação (Doi Moi).

A visita de trabalho de três dias do vice-ministro cubano das Relações Exteriores ao Vietnã faz parte de uma viagem que começou na última segunda-feira na China e terminará na próxima sexta-feira no Laos.

Durante sua estada na capital, Peñalverco presidirá, juntamente com o Vice-Ministro Permanente das Relações Exteriores do Vietnã, Nguyen Minh Vu, a 8ª Rodada de Consultas Políticas entre os ministérios das Relações Exteriores.

Ele também manterá reuniões com autoridades dos Ministérios do Parlamento, bem como com representantes das estruturas partidárias encarregadas das relações internacionais e outros setores que desempenham um papel significativo nas relações com Cuba.

oda/mpm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa