Sábado, Setembro 27, 2025
NOTÍCIA

China homenageia astronautas da missão Shenzhou-19

Beijing, 23 de jul (Prensa Latina) A China decidiu hoje homenagear os três astronautas da missão Shenzhou-19 que retornaram em abril passado após seis meses de trabalho em órbita na estação espacial Tiangong.

O Comitê Central do Partido Comunista da China, o Conselho de Estado e a Comissão Militar Central concederam a Medalha de Mérito Espacial de Segunda Classe a Cai Xuzhe e concederam a Song Lingdong e Wang Haoze o título de “Astronauta Herói”, juntamente com a Medalha de Mérito Espacial de Terceira Classe.

Desde a chegada a Tiangong em outubro de 2024, os tripulantes realizaram três atividades extraveiculares, seis tarefas de transferência de carga através da câmara de descompressão e mais de 90 atividades de construção, atualização e manutenção da estação espacial.

De acordo com o anúncio oficial, os astronautas realizaram mais de 80 experimentos científicos e testes tecnológicos no espaço.

A Shenzhou-19 foi a quarta missão tripulada na fase de aplicação e desenvolvimento da estação espacial chinesa.

Segundo dados oficiais, estabeleceu um recorde mundial com uma caminhada espacial de nove horas e construiu o primeiro laboratório de simulação quântica com rede óptica no espaço, um marco na independência tecnológica do país.

Cai Xuzhe participou de duas missões espaciais e acumulou cinco caminhadas espaciais, tornando-se o astronauta chinês com mais atividades extraveiculares.

Song Lingdong, por sua vez, realizou três caminhadas espaciais durante seu voo inaugural, tornando-se o primeiro astronauta da geração dos anos 1990 a realizar atividades fora da estação.

Wang Haoze foi a primeira engenheira de voo espacial a entrar na estação espacial chinesa.

O anúncio oficial destacou o comprometimento, a coragem e a dedicação dos três astronautas em servir o país.

oda/idm / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa