O Centro Indonésio de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos registrou colunas de cinzas de até 1.000 metros de altura acima do cume do Monte Semeru e recomendou que os moradores evitem a área sudeste em um raio de oito quilômetros (km) da cratera, pois fluxos piroclásticos e lava podem se estender por até 13 km.
A agência também alertou as comunidades sobre possíveis desastres secundários, como inundações de lava, fluxos de lama e queda de cinzas ao longo de rios e vales, especialmente perto do rio Besuk Kobokan.
Enquanto isso, a mais recente pluma de cinzas do Monte Marapi atingiu 1.200 metros de altura e já entrou em erupção sete vezes em julho.
As autoridades locais decidiram elevar o alerta para o nível três em uma escala de quatro e aconselharam moradores, bem como praticantes de trilhas e turistas, a se manterem a pelo menos 4,5 quilômetros de distância da cratera de Verbeek.
Entre os efeitos da queda de cinzas na saúde, especialistas afirmam que ela afeta desde a visão até o trato respiratório, além de causar danos ao setor agrícola.
oda/msm /fav