Quinta-feira, Agosto 14, 2025
Edição Portugues
Search
Close this search box.
NOTÍCIA

Alertas emitidos na Indonésia para vulcões em erupção

Jacarta, 23 de jul (Prensa Latina) As autoridades indonésias alertaram hoje as comunidades próximas ao vulcão Monte Semeru, em Java Oriental, e ao Monte Marapi, em Sumatra Ocidental, devido às erupções contínuas nos últimos dias.

O Centro Indonésio de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos registrou colunas de cinzas de até 1.000 metros de altura acima do cume do Monte Semeru e recomendou que os moradores evitem a área sudeste em um raio de oito quilômetros (km) da cratera, pois fluxos piroclásticos e lava podem se estender por até 13 km.

A agência também alertou as comunidades sobre possíveis desastres secundários, como inundações de lava, fluxos de lama e queda de cinzas ao longo de rios e vales, especialmente perto do rio Besuk Kobokan.

Enquanto isso, a mais recente pluma de cinzas do Monte Marapi atingiu 1.200 metros de altura e já entrou em erupção sete vezes em julho.

As autoridades locais decidiram elevar o alerta para o nível três em uma escala de quatro e aconselharam moradores, bem como praticantes de trilhas e turistas, a se manterem a pelo menos 4,5 quilômetros de distância da cratera de Verbeek.

Entre os efeitos da queda de cinzas na saúde, especialistas afirmam que ela afeta desde a visão até o trato respiratório, além de causar danos ao setor agrícola.

oda/msm /fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa