Terça-feira, Julho 29, 2025
NOTÍCIA

UNICEF e Cuba unem forças em prol do aleitamento materno

Havana, 22 de julho (Prensa Latina) Um amplo plano de atividades será desenvolvido em Cuba em conexão com a Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1 a 7 de agosto, incluindo uma iniciativa estendida até 2026 para promover esse ato de amor.

Em uma coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde Pública (MINSAP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) nesta capital detalharam o evento, e o movimento “Gotas de Amor”, um ano de promoção do aleitamento materno, foi apresentado.

Sunny Guidotti, representante adjunta do UNICEF em Cuba, enfatizou que estão trabalhando em conjunto com o MINSAP para promover essa prática, que proporciona proteção e desenvolvimento para bebês e mães, reduz o risco de doenças crônicas e, principalmente, promove a conexão entre ambos.

Está comprovado que crescer com leite materno, não apenas na primeira hora de vida, mas exclusivamente durante os primeiros seis meses, garante que as crianças possam ter suas vidas salvas e também se desenvolver de forma ideal, afirmou a representante do UNICEF.

Ela também mencionou a importância do apoio familiar para as mulheres que amamentam, enfatizando que essa prática auxilia no desenvolvimento cognitivo e imunológico do recém-nascido, e reduz o risco de doenças crônicas, entre muitos outros benefícios, também para a mãe.

A Dra. Mercedes Esquivel, do Grupo Nacional de Pediatria e da Comissão de Aleitamento Materno e Bancos de Leite Humano, enfatizou que Cuba defende um sistema de apoio sustentável para promover essa prática de amamentação bem-sucedida, desde a concepção até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Ela especificou que esse esforço é respaldado por dados científicos e epidemiológicos e busca envolver toda a sociedade.

A Dra. Esquivel apresentou estatísticas que comprovam a relevância e a importância do aleitamento materno, afirmando que um bebê não amamentado tem seis vezes mais chances de morrer do que um bebê amamentado.

Em conjunto, o Ministério da Saúde Pública (MINSAP) e o UNICEF enfatizam o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses e o aleitamento materno complementar até o segundo aniversário da criança.

O plano de atividades em homenagem a este belo exemplo de amor e proteção mútua entre mãe e filho inclui uma conferência científica virtual, atividades de incentivo a doadoras de leite materno e mães que alcançaram o aleitamento materno exclusivo, oficinas de conscientização e cursos regionais sobre intervenções comunitárias.

Um concerto da cantora e compositora Enid Rosales está programado para 7 de agosto, às 16h, horário local, no Museu Nacional de Belas Artes, onde será apresentado um videoclipe sobre amamentação de May Reguera.

No dia 9 de agosto, a Quinta de los Molinos, em Havana, sediará uma celebração sob o tema de 2025 “Priorizemos a Amamentação: Construindo Sistemas de Apoio Sustentáveis”.

A coletiva de imprensa marcou a celebração do Dia Mundial do Cérebro e, em homenagem ao evento, a amamentação foi elogiada como o primeiro ato de proteção do cérebro de um recém-nascido, um ato que terá repercussões por toda a sua vida. A mídia também foi incentivada a trabalhar mais para promover e destacar essa atividade, tão cheia de saúde, beleza, proteção e amor.

rgh/dla/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa