Moradores locais alertaram as autoridades pouco depois do meio-dia de terça-feira sobre a descoberta de um corpo à deriva na área entre a praia de Bai Chay e a caverna Dau Go, a cerca de 500 metros de onde o barco turístico virou em uma tempestade repentina.
Homens e equipamentos da Estação da Guarda de Fronteira de Hon Gai foram imediatamente mobilizados e o corpo, posteriormente identificado como Hoang Viet Hung, nascido em 1979 em Thuong Tin, Hanói, foi trazido para a costa, informou o jornal da província de Quang Ninh.
Duas vítimas do naufrágio ainda estão desaparecidas, e a busca por elas continua, apesar das condições climáticas adversas causadas pelo tufão Wipha. O número de mortos no trágico acidente agora é de 37, com 10 sobreviventes.
Em discurso no dia anterior, Nguyen Van Thong, vice-diretor da Autoridade Portuária para Registro de Veículos de Navegação Interior e Hidrovias da província de Quang Ninh, disse que a embarcação naufragada foi construída em 2014 com um projeto aprovado pelo Registro do Vietnã.
Segundo ele, trata-se de uma embarcação com casco de aço, 20 metros de comprimento e seis metros de largura, com potência do motor principal de 150 hp e capacidade para transportar até 48 pessoas.
A embarcação, que obteve sua licença de operação em 2015, passou por 14 inspeções e pequenos reparos, mas nenhuma modificação. “No geral, a qualidade do barco permaneceu boa o suficiente para operar”, disse ele.
De acordo com Van Thong, a licença de operação mais recente da embarcação foi emitida em janeiro de 2025, válida até 4 de fevereiro de 2026.
mem/mpm/bm