Terça-feira, Julho 29, 2025
NOTÍCIA

Os combates continuam entre as milícias da RDC e os rebeldes da AFC/M

Kinshasa, 22 de julho (Prensa Latina) Apesar da assinatura de uma Declaração de Princípios entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Movimento Aliança do Rio Congo-23 de Março (AFC/M23), os intensos combates continuam hoje no leste do país.

A coalizão rebelde mantém confrontos nos territórios de Masisi e Rutshuru, na província de Kivu do Norte, com as milícias Wazalendo, pertencentes ao grupo Nduma para a Defesa do Congo (NDC).

Os combates também continuam no território de Walikale, apesar da expectativa de que, após o acordo entre a RDC e Ruanda e a Declaração assinada no último sábado no Catar, um processo de paz se inicie gradualmente na região.

Os confrontos concentram-se especialmente nas aldeias de Kasenyi, Katobotobo, Karoba, Luke e Bukumbiriri, localizadas nos aglomerados de Nyamaboko Premier e Mufunyi Kibabi, mas também houve confrontos em outras áreas, resultando no deslocamento da população para fugir da violência.

Tanto o governo quanto os rebeldes se acusam mutuamente de trair sua boa vontade de depor as armas e iniciar os esforços de paz.

rgh/kmg/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa