Quinta-feira, Julho 31, 2025
NOTÍCIA

Mais de 2.500 desabrigados no Uruguai recebem assistência

Montevidéu, 21 jul (Prensa Latina) A operação de alerta vermelho por causa do frio extremo

A operação de alerta vermelho por frio extremo prestou assistência a 2.567 desabrigados no Uruguai, segundo o último relatório do Sistema Nacional de Emergência (Sinae) divulgado hoje.

A maioria dos beneficiários foi acomodada em abrigos administrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (Mides), dos quais 1.420 estavam localizados em Montevidéu e 743 no interior.

Mais de 400 pessoas ocuparam vagas em centros de evacuação criados em todo o país.

A Polícia Nacional realizou 181 transferências voluntárias para os locais de recepção com a cooperação dos evacuados, diz o relatório do Sinae.

Equipes do Sistema de Atendimento Médico de Emergência e da Administração de Serviços de Saúde do Estado realizaram 11 operações de assistência médica durante a noite.

O Sinae anunciou que uma equipe móvel visitará novamente os centros de evacuação para processar documentos de identidade para aqueles que não os possuem.

Essa iniciativa visa a facilitar o acesso a benefícios sociais, serviços de saúde e outros programas estatais, já que muitos cidadãos sem-teto enfrentam barreiras administrativas por não terem suas carteiras de identidade.

O alerta vermelho ainda está em vigor e a operação permanecerá ativa enquanto as condições climáticas extremas persistirem.

A previsão é de que as temperaturas subam durante o dia na segunda-feira, mas cairão novamente à noite.

mem/ool/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa