Um relatório publicado no site da RAI News indica que a situação na segunda-feira será muito grave no sul do país, especialmente na região da Sicília, onde as províncias de Caltanissetta, Catania, Enna e Messina estão em alerta vermelho por possíveis incêndios florestais.
De acordo com especialistas, como resultado do anticiclone africano que atingirá principalmente o sul da Itália, o recorde europeu de calor estabelecido em 2021, quando a temperatura atingiu 48,8 graus Celsius, pode ser quebrado na ilha da Sicília.
O meteorologista Lorenzo Tedici disse à mídia que as temperaturas chegarão a 45 graus Celsius nas áreas do interior da Sicília entre Catânia e Siracusa na segunda-feira, mas se os ventos secos contribuírem para o calor extremo, as temperaturas poderão chegar a quase 50 graus Celsius na terça-feira em Siracusa.
“Portanto, um alerta de calor extremo permanece em vigor, com vários riscos, incluindo infraestruturas e redes de energia, que podem entrar em colapso”, acrescentou Tedici.
ro/ort/bm