Sábado, Agosto 02, 2025
NOTÍCIA

Continua a busca por desaparecidos em naufrágio na baía de Ha Long

Hanói, 20 de julho (Prensa Latina) As intensas buscas por quatro pessoas desaparecidas ontem no naufrágio de um barco turístico na baía de Ha Long continuam hoje, informam os meios de comunicação da província vietnamita de Quang Ninh.

De acordo com o site https://baoquangninh.vn , até às 10h00 (hora local) deste domingo, foram encontradas 45 pessoas, entre passageiros e tripulantes, das quais 10 continuavam com vida e 35 faleceram.

Na busca pelas quatro vítimas restantes participam forças e meios do Comando Militar e da Polícia Provincial, da Região Naval 1, da Região Portuária Costeira 1, do Conselho Administrativo da Baía de Ha Long e equipes de mergulho profissionais da província, detalhou a publicação.

De acordo com a própria fonte, às 8h de hoje, as autoridades concluíram os trâmites e entregaram os corpos de 30 dos falecidos às suas famílias para o enterro, além de fornecer fundos e veículos para que as famílias pudessem transportar as vítimas para suas casas.

O barco acidentado, identificado como Vinh Xanh 58, transportava turistas nacionais em um passeio pela baía de Ha Long. Partiu do porto às 12h55 (hora local) do dia 19 de julho para fazer um passeio pela rota 2 (Caverna Sung Sot – Ilha Titop).

Apenas 45 minutos após o início da viagem, o barco turístico foi atingido por uma tempestade repentina e, às 14h05, perdeu a conexão do sinal GPS. Imediatamente após receber informações sobre o incidente, o vice-primeiro-ministro vietnamita Tran Hong Ha, líderes provinciais e forças funcionais e agências relacionadas foram ao local do acidente para organizar a busca e o resgate das vítimas, no qual participaram quase mil pessoas e 100 embarcações.

Às 01h40 (hora local) de hoje, o barco foi reflutuado e rebocado para terra, e na madrugada de hoje foram encontrados mais quatro corpos perto do local do acidente na ilha de Ti Top e Tuan Chau, embora não tenha sido confirmado se pertenciam aos passageiros do barco naufragado.

De acordo com o Centro Nacional de Previsões Hidrometeorológicas, a causa das fortes tempestades elétricas registradas ontem na baía de Ha Long e em outras partes do país foi a influência de uma faixa de convergência intertropical, combinada com uma onda de calor que afetou o norte do país durante os três dias anteriores.

Essa combinação gerou condições propícias para a formação de um sistema convectivo de mesoescala tropical (SCM), um complexo de tempestades de média escala que costuma provocar chuvas intensas e outros fenômenos meteorológicos perigosos, explicou a própria instituição.

Durante a tarde deste sábado, foram registradas tempestades generalizadas com ventos violentos no norte do Vietnã e na baía de Tonkin.

mem/mpm/mb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa