Por Carmen Esquivel
O Vietnã é o segundo maior produtor e exportador mundial do grão e mais de 20 de suas empresas estão representadas nesta feira, declarou à Prensa Latina a conselheira comercial da embaixada, Ngo Thu Huong.
Ela informou que o café de seu país está presente em mais de 80 destinos, entre eles Europa, Estados Unidos, Japão, Rússia, Reino Unido e Canadá, mas na América Latina a participação ainda é modesta.
No pavilhão vietnamita, centenas de pessoas puderam degustar esta bebida em todas as suas variantes e marcas, desde o robusta, o arábica, moído, o instantâneo dois em um, três em um e quatro em um, em saquinhos filtrantes, em pastilhas e o especial.
Ngo Thu Huong explicou que no evento estão promovendo principalmente o robusta, que é colhido principalmente no planalto central do país.
A funcionária destacou a importância de apresentar o produto nesta feira, onde participam 150 expositores da região e é possível a assinatura de contratos.
Ela explicou que o Vietnã e o Chile completarão em breve 55 anos de relações e esperam, no futuro, potencializar ainda mais o intercâmbio comercial.
O país do sudeste asiático exporta para a nação sul-americana equipamentos eletrônicos, celulares, têxteis, sapatos, entre outros; enquanto o Vietnã importa salmão, cereja, vinho e madeira.
As duas nações assinaram um Tratado de Livre Comércio há mais de 10 anos, o que permitiu aumentar o volume do intercâmbio em cinco ou seis vezes e esperam potencializá-lo ainda mais, disse a conselheira.
mem/car/mb