Isso ficou evidente na terceira reunião do Comitê Diretor do Governo sobre o desenvolvimento da ciência, tecnologia, inovação, transformação digital e o Projeto 06, presidida neste domingo pelo primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh.
De acordo com o que foi divulgado na reunião, o número de empresas de tecnologia digital na nação indochinesa é de cerca de 76 mil, e um terço da população adulta possui uma assinatura digital pessoal.
Por outro lado, a infraestrutura de telecomunicações móveis de banda larga cobre 99,3% das aldeias, e a velocidade de acesso à internet móvel e fixa está classificada em 20º e 26º lugar a nível mundial, respectivamente.
Os serviços públicos online continuam melhorando e a taxa de processos tratados de forma totalmente digital atingiu 39,51% em junho passado. No que diz respeito à governança digital, foi informado que 73 dos 84 ministérios, setores e localidades relatam indicadores de gestão baseados em dados, e 67 agências já desenvolveram sistemas de relatórios conectados ao Gabinete do Governo.
Até o momento, foram cumpridas 76 das 106 tarefas do Programa de Ação para implementar a Resolução 57 do Bureau Político do Partido Comunista do Vietnã, referente ao desenvolvimento da ciência, tecnologia, inovação e transformação digital como principal força motriz para promover a modernização nacional.
Além disso, o Governo apresentou 16 projetos de lei e três resoluções à Assembleia Nacional (Parlamento) para aprovação, emitiu 21 decretos e estabeleceu 11 grupos de tecnologias estratégicas, e lançou a plataforma de soluções científicas e tecnológicas, bem como o mercado de intercâmbio tecnológico com 254 produtos.
mem/mpm/mb